sexta-feira, 1 de outubro de 2010
























Não pude deixar de fazer uma nova postagen sobre as obras do Artista Plástico Rafael Zaca o 'Lobisomem' foi feito em pneu, isso mesmo, aqueles que usamos em nossos carros e motos todos os dias.
Todos sabem o grande problema que o pneu, depois de usado pode oferecer ao meio ambiente; Mais ideias criativas, tendem a florecer.
É a Arte fazendo seu trabalho para ajudar nosso planeta.

Uma dica de filme que lembra a escultura, e a criatura.
Anjos da Noite (Underworld)

O filme conta a história da guerra sangrenta e milenar entre Vampiros e Lycans (lobisomens). A história é a missão de Selene, uma vampira, descobrir porque Michael, um humano, é perseguido pelos lycans. Quando Michael é transformado em lycan, a guerra, até então apagada pela suposta morte de Lucian, o senhor dos Lycans, é novamente travada. No decorrer da história, eles se apaixonam, e infrigem as regras de suas espécies, tornando Michel o primeiro híbrido (metade vampiro, metade lycan, mais forte que ambos) da história.

E sobre pneu usado é bom saber

Os pneus usados ou inservíveis quando descartados em pilhas ou em locais não adequados tornam-se ideais como criadouro de insetos, diversosvetores de transmissão de doenças, entre eles o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Além disso, oferecem grande risco de incêndio, pois queimam com muita facilidade, produzindo fumaça negra, altamente poluidora pela diversidade de compostos que são liberados na combustão, podendo ainda causar contaminação da água, pois ao serem queimados os pneus liberam um material oleoso, derivado de petróleo, que carreado para os corpos d’água superficiais ou para os aquíferos subterrâneos, podem contaminar a água, tornando-a imprópria para o consumo.

Uma forma encontrada para amenizar esse impacto foi a utilização das metodologias de reciclagem e reaproveitamento. Entre elas, a recauchutagem tem sido um mecanismo bastante utilizado para conter o descarte de pneus usados. O Brasil ocupa o 2o lugar no ranking mundial de recauchutagem de pneus, o que lhe confere uma posição vantajosa junto a vários países na luta pela conservação ambiental. Esta técnica permite que o recauchutador, seguindo as recomendações das normas para atividade, adicione novas camadas de borracha nos pneus velhos, aumentando, desta forma, a vida útil do pneu em 100% e proporcionando uma economia de cerca de 80% de energia e matéria-prima em relação à produção de pneus novos.

Segundo organizações internacionais, a produção de pneus novos está estimada em cerca de 2 milhões por dia em todo o mundo. Já o descarte de pneus velhos chega a atingir, anualmente, a marca de quase 800 milhões de unidades. Só no Brasil são produzidos cerca de 40 milhões de pneus por ano e quase metade dessa produção é descartada nesse período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário